Se você considera que o seu time é altamente comprometido, entrega o resultado que você deseja e não tem como performar. Não continue lendo esse texto, pare por aqui por que esse texto não é para você.

Para você que decidiu continuar lendo esse texto, agora vou continuar a história.

Um dia um cliente nos procurou pois estava perdendo cerca de 92 mil pedidos por dia, numa operação logística que funcionava 24×7, semanalmente esses números davam cerca de 644 mil pedidos e em 1 mês totalizava cerca de -2.576 milhões de pedidos perdidos.

Foi sugerido a otimização com o time de AMS e a partir daí desenhamos uma solução para essa grande dificuldade que ele estava tendo. Com a terceirização do time ele conseguiu um aprimoramento das atividades com eficiência, evitando falhas e reduzindo mais de 25% dos custos.

E nesse texto discutiremos como processos logísticos tem como objetivo otimizar ao máximo uma operação cotidiana da empresa, para que ela possa ser realizada da maneira mais rápida possível.

Redução de Custos

Em primeiro lugar a redução dos custos é um dos principais objetivos das empresas atualmente. Além de enxugar os gastos, otimizar o sistema logístico contribui para ampliar as vantagens competitivas da sua empresa, aperfeiçoar o atendimento e superar as expectativas dos seus clientes.

Gestão de Estoque

A boa gestão de estoques é o pilar fundamental de qualquer negócio de logística e empresas de atacado e varejo, pois economiza tempo e esforço necessários para gerenciar o estoque manualmente.

Sistema Colaborativo

Com um sistema colaborativo em ação, seus colaboradores não precisarão mais criar relatórios diários, eles terão os dados prontos e atualizados regularmente em seus dispositivos.

Muitas empresas relatam uma melhoria significativa de suas taxas de negócios ao implementar a primeira solução de gerenciamento de estoque. Isso ocorre por que um inventário preciso impede a perda de mercadorias e minimiza erros humanos comuns, como o relato de produtos fora de estoque.

 

Com isso trazer um exemplo prático é fundamental para termos uma ideia da relevância do assunto em relação a otimização de processos.

Em um estoque de insumos em média com 1,5 milhões de peças, a estratégia na atuação da implementação em um processo crítico de inventário passou de 1 mês, para 3 dias, com margem de erro de 0,05%.

Para praticarmos os números, temos agora um cenário onde a capacidade passou de 8 mil pedidos por dia para uma capacidade de processamento diário de mais de 300 mil pedidos por dia.

Como resultado o nosso cliente passou a processar em média 100 mil pedidos por dia, ou seja, em uma operação Logística que funciona 24×7, o cliente passou a processar mais de 700 mil pedidos por semana, em 1 mês essa conta fica ainda mais abrangente e lucrativa, passamos a processar mais de 3 milhões de pedidos/mês, aumentando exponencialmente o faturamento mensal.

Um contrato de AMS bem sucedido deve ter visibilidade permanente para o cliente, mas isso não acontecerá sem um movimento estratégico e sem um processo de governança, que orientará a empresa que administra a AMS como gerenciar seus serviços e determinar sua participação. A cadeia de valor da área de negócios oferece aos clientes sugestões de melhoria e inovação.

Contato | Edesoft

Rodrigo Napoleão - Edesoft